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Campanha de matrículas 2024: estratégias para captação de estudantes online

Captação de estudantes online

O período de campanha de matrículas 2024 está chegando e sabemos que essa é uma das épocas mais importantes de quem trabalha com educação. Por isso, para te ajudar nesse período, preparamos uma série de artigos com estratégias para captação de estudantes online. 

Um recurso super vantajoso e que pode colocar sua escola à frente da concorrência é a presença digital. Neste artigo, vamos listar algumas ideias de captação de estudantes e como fazer estratégias de marketing para captação de alunos no digital. Vamos juntos? 

 

Defina sua persona para a campanha de matrículas 

O primeiro passo para uma captação efetiva é definir uma persona. Isso nada mais é do que o seu cliente ideal. Ele é baseado em dados sobre as características e o comportamento dos seus clientes reais. 

Mas qual a diferença de persona e público-alvo? O público-alvo é muito mais genérico. Ele define apenas um grupo de pessoas. A persona é bastante específica e determina uma pessoa fictícia para quem você irá direcionar suas ações da campanha de matrículas. 

Um público-alvo de uma escola poderia ser, por exemplo: estudantes de ensino fundamental da cidade de São Paulo.  

Já a persona seria: Mariana, estudante de 10 anos, do 4º ano do ensino fundamental. Mora no bairro de Perdizes, em São Paulo, com os pais e o irmão mais velho. Gosta de vôlei e música pop, sonha em ser veterinária quando crescer.  

Percebeu a diferença? É essa persona que vai nortear suas ações online e offline na campanha de matrículas e vai garantir que suas ações de captação de estudantes cheguem aos potenciais clientes. 

 

Invista na sua presença digital 

Depois de definida a persona, é importante garantir que a sua escola esteja presente nos principais canais digitais de captação de estudantes. Hoje, todo mundo está presente na internet de alguma forma, por isso, para alcançar seus potenciais alunos, você precisa entender quais os canais em que eles estão. 

As redes sociais podem ser grandes aliadas nesse sentido, já que, de acordo com um relatório das agências We Are Social e Meltwater, o Instagram é utilizado por 113,5 milhões de pessoas no Brasil.  

Garanta que o perfil da sua escola esteja atualizado e possua informações de contato para que os potenciais estudantes e familiares possam chegar facilmente até você. 

 

Ofereça conteúdos gratuitos para captação de estudantes online

Uma estratégia de captação de estudantes online muito eficiente é ofertar conteúdos gratuitos para atrair leads e consolidar sua escola como uma autoridade no mercado de educação. 

Você pode fazer isso de diversas maneiras. Uma delas é através de um blog com conteúdos interessantes sobre educação, atualidades ou até mesmo artigos curtos sobre as disciplinas que costumam cair mais nos vestibulares. 

Outra ideia é organizar lives de revisão para o ENEM ou vestibulares para atrair estudantes que precisem daquele último empurrãozinho antes das provas. 

E não se esqueça de pedir os e-mails dos leads nessas ações para que você possa entrar em contato e, futuramente, transformá-los em estudantes. 

 

Aposte em campanhas pagas nas redes sociais 

Outra ação de captação de estudantes na época de campanha de matrículas que vem sendo muito utilizada por escolas é apostar em campanhas de mídia paga em redes sociais. Para isso, é necessário ter aquela persona bem definida e um orçamento para investir. 

Hoje, as ferramentas de anúncio em redes sociais possuem algoritmos que te ajudam a otimizar suas campanhas de acordo com a interação do público. Por isso, é bom sempre acompanhar de perto os resultados. 

 

Não se esqueça de nutrir os leads gerados 

Depois de todas essas ações, você com certeza terá vários leads coletados. Porém, é importante não deixar que eles esfriem, ou seja, é necessário manter o relacionamento com os potenciais clientes da sua escola. 

Existem diversas maneiras de fazer isso. A mais comum é o e-mail marketing. Com ele, você cria e-mails com conteúdos relevantes sobre a sua escola e os diferenciais que você pode oferecer para, eventualmente, convencer aquelas pessoas a finalizarem a matrícula. 

É importante também criar um canal aberto de diálogo para entender as dores do seu cliente em potencial e como sua escola pode resolvê-las. Assim, com um atendimento mais próximo, as chances de ele efetivar a matrícula são bem maiores. 

 

E, claro, conte com o COC em toda essa jornada. Nossa assessoria de marketing e consultoria pedagógica estão à disposição para te auxiliar a impulsionar a captação de estudantes da sua escola! 

Entre em contato com um de nossos consultores e saiba mais! 

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